center-block

Código de Cores

O Código de Cores foi desenvolvido pelo Coronel da Marinha Jeff Cooper ele elaborou um sistema de cores que serve basicamente como alertas da mesma forma que um semáforo onde você identifica uma cor e associa ela com uma ação.

Atualmente existem diversos outros tipos de códigos de cores, algumas até tem com mais cores e bem mais completos que o do Cooper, mas o Kombato decidiu adotar esse código de cores justamente por ser o primeiro e por ser o que mais se encaixa perfeitamente aos princípios e fundamentos do Kombato.

center-block

BRANCO

O estágio BRANCO é aquele cenário onde você se encontra completamente desligado da sua realidade onde você não está prestando atenção e absolutamente nada ao seu redor.

É aqui, onde acontece a maior parte dos atentados, a maior parte das agressões dos seus agressores com suas vítimas porque elas estavam no estágio BRANCO.

Alguns exemplos desse estágio:
- Você estar andando na rua com fones de ouvido;
- Mexendo no celular;
- Lendo livro no ônibus;
- Parar no semáforo à noite com vidro aberto;
- Etc, etc e etc.

E se você parar para analisar as pessoas à sua volta você vai ver que a grande maioria se não praticamente todas elas estão nesse estágio.

E é nesse estágio onde as agressões acontecem, justamente onde o seu inimigo te vê como uma presa fácil e decide atacar. Você estando distraído, fica muito mais fácil atacar sem ser percebido.

Se você está atento muito dificilmente você será alvo de uma agressão. Existe apenas uma exceção para você estar no estado BRANCO, que é quando você está no conforto da sua casa e você consegue garantir que nada de errado vai acontecer.

Mas se mesmo no conforto da sua casas você não consegue garantir o máximo de segurança, é aqui que partimos para o próximo estágio

center-block

AMARELO

O estágio amarelo é o mínimo de atenção que nós exigimos de todos os Kombatentes, a partir do momento que ele se deslocam para algum local, eles sempre devem estar no mínimo no estágio amarelo.

Esse é um estágio de atenção, mas não aquela que faz você ficar paranoico ou achando que o mundo conspira contra você, nada disso.

Apenas, é onde você vai prestar atenção no que está acontecendo a sua volta, perceber as pessoas e o que está acontecendo, o movimento dos carros e assim por diante.

Aqui é onde você começa a perceber forte familiaridade com outro conceito que já foi falado anteriormente, o nosso R.O.D.A. (ronda visual, observação, decisão e ação).

center-block

LARANJA

É nesse estágio onde um possível conflito começa a ficar evidente.

Então você conseguiu através da sua análise e da sua ronda visual junto ao estado de atenção Amarelo você percebeu que alguma coisa poderia dar errado.

Seja por causa de uma pessoa ou um grupo de pessoas, um carro ou até mesmo um objeto que chamou sua atenção. É nesse momento que o conceito do L.A.P.I.S. (localizar as armas próprias impróprias e os pontos de saída) entra em ação.

Enquanto no amarelo eu estava fazendo a minha ronda visual e a minha observação, vendo tudo que está o meu redor e já buscando os pontos de saída do lápis.

Mas no momento que eu vi que alguma coisa poderia dar errado eu já vou para o estado LARANJA e busco as minhas armas próprias ou armas impróprias.

center-block

VERMELHO

Aqui o conflito já foi iniciado, então enquanto no laranja você estava vendo o que poderia dar de errado.

No vermelho esse conflito já começou, seja porque aquela única pessoa te atacou ou aquele grupo de pessoas começou uma confusão ou o carro acelerou ou se tinha alguma mochila no canto e ela explodiu.

Enfim, o confronto já se iniciou, e cabe a você executar todo o conjunto de técnicas e conhecimentos que você tem para sair dali o mais rápido possível.

center-block

"Cores devem estar juntas como peças de um quebra-cabeça" - Hans Hoffman

Evite ao máximo permanecer no estágio BRANCO, esse é o estágio que você não quer estar, e é nele que acontece a maior parte do dos atentados.

AMARELO estágio mínimo de atenção para que você possa ver tudo que tá acontecendo ao seu redor.

LARANJA, caso você tenha percebido alguma coisa diferente que tenha chamado a sua atenção, você deve começar a se preparar.

Caso a ação seja cometida, você entra no estágio VERMELHO, onde você vai estar utilizando de outros conceitos para estar executando ação da melhor forma possível

Depois que ação foi controlada, você começa a regredir, vermelho para laranja do laranja para amarelo e se for permissível em algum momento talvez você volte para o estado branco

Mas não é regra, isso deve ser sempre feito de forma proporcional, na grande maioria das vezes acaba acontecendo de você está no estágio branco e ele saltar diretamente para o vermelho isso é muito comum

Mas isso jamais deve ser feito de forma contrária do vermelho para o amarelo ou para o branco, deve ser sempre feito de forma progressiva para que você acompanhe a finalização dessa agressão

No vermelho acabou ação, então eu volto ao estágio laranja de observação. na sequência, para o amarelo o seu estágio de atenção fazer o R.O.D.A. e ver tudo o que está acontecendo a sua volta e se, e somente se, quando você estiver em um local completamente seguro você talvez tenha o luxo de voltar ao estágio branco

Sobre o autor

Flavio Gavlouski

Professor de Kombato, Kali, Silat e Boxe Filipino. Já ministrou aulas, cursos, seminários e workshops em diversas entidades de segurança, como a PMPR, a Força Aérea Brasileira e o Grupamento de Rondas Ostensivas de Natureza Especial (RONE) do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar do Paraná (BOPE/PMPR).

Contato por e-mail:
contato@universidadetatica.com.br

Contato pelo Telegram:
0419-9893-5352

Copyright 2020 - Universidade Tática
CNPJ: 37.134.561/0001-93
Rua Odacir Schilipaki, 100, Santa Cândida - Curitiba - PR - 82640-500